sexta-feira, março 11, 2011

Crise entre Felipão e Kleber: alimento para os chacais da mídia

Ouvi no rádio a entrevista coletiva que Felipão deu hoje. Ele tem razão, todos têm a liberdade de se expressar como e onde quiserem, no Twitter, em blog, em cima dum caixote em praça pública, mas ele não tem razão em fazer críticas aos seus comandados via imprensa. Como comandante do Palmeiras, e como comandante de qualquer equipe, grupo, time ou conjunto de pessoas que devem trabalhar em harmonia com um determinado fim, Felipão deveria ter criticado seu Kleber em privado. Em público, sim, fazer os elogios. Mas as críticas, somente em privado. É assim que qualquer líder deve conduzir sua equipe.

 

Acredito que Felipão deva ter seus motivos para ter procedido desta forma. Muito provavelmente porque não esteja havendo uma comunicação mais clara e direta entre ele e seus comandados. Se isso está mesmo acontecendo, é indício grave de falha em sua liderança. E quando a equipe não estabelece uma sintonia e empatia com seu líder, o risco para um projeto falhar é altíssimo. A não ser que exista um motivo que só o Felipão e Kleber saibam para justificar essa discussão via mídia, se não há, que tudo comece (ou volte) a ser resolvido internamente, para o bem do Palmeiras.

 

Contudo, apesar do efeito negativo que uma crise entre um líder e seu homem de confiança causa, há coisas interessantes que podemos extrair disso tudo. Primeiramente, é evidenciar que os indivíduos têm necessidade por se expressar. A Internet é apenas um meio que veio para facilitar e melhor prover esse anseio humano. Os homens do futebol terão que conviver e se acostumar com essa realidade. Principalmente os jogadores, personagens principais de todo esse teatro. Quer ter twitter, blog, escrever e falar o que quiser pela Internet? Tudo bem, sem problemas. Só não se esqueçam de que hoje vocês são pessoas públicas. Mais do que nós, homens mortais, vocês têm que assumir a responsabilidade por aquilo que fazem e escrevem. Aqui estou generalizando, não estou falando do Kleber em particular. Penso que ele escreveu suas críticas a Felipão bastante consciente daquilo que estava fazendo. Porém, também penso que ele poderia ter conduzido o caso de outra maneira, até para provar a seu líder que ele está agindo errado em expor sua equipe dessa forma para  a mídia.

 

"Segundamente", podemos notar que esse tipo de situação, em que as vísceras do nosso Palmeiras são expostas aos chacais da mídia, só é bom para os próprios chacais da mídia, que poderão se fartar de assunto para publicar em suas tribunas e garantir a audiência que lhes garante o sustento. Além de servir de sobremesa aos torcedores rivais nossos, que continuarão a tripudiar em cima de nossa desgraça. Não que isso não faça parte da brincadeira, mas quem gosta de ver o seu time ser ridicularizado pelos demais? Eu não gosto. Mas nesse caso, a culpa foi nossa. Ou melhor dizendo, foi de nossos principais astros, aqueles em que depositamos as maiores esperanças de conquista de algum título nesta temporada.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Um líder deve agir com pulso forte, e fazer o que tem de ser feito. Elogios, puxação de saco, babação de ovo ele (Felipão) pode fazer em público, por meio da mídia. Agora falar a verdade, criticar, fazer o que é preciso quando seus jogadores não estão indo bem, ou quando não estão fazendo o que são pagos pra fazer, isso ele não pode? Faz-me um favor!