segunda-feira, março 16, 2009

Sobre as carteirinhas stalinistas

O texto de hoje vai fugir um pouco do tema do blog. Eu queria muito falar sobre o último clássico, o gol do Ronaldo nos descontos e toda a bajulação da mídia nunca antes assistida, mas tem sido muito difícil fazer sobrar um tempinho para escrever algumas linhas neste espaço. Quando sobra, o assunto já esfriou, e como sempre há muitos outros em efervescência, requentar comida azeda pode dar uma baita dor de barriga... Por isso hoje vou falar sobre o assunto que tomei conhecimento sábado passado, quando cometia meu péssimo hábito de ler a Folha de São Paulo: o cadastramento de torcedores.

 

Abro o jornal na seção opinativa e me deparo com o seguinte título: "O stalinismo no futebol". Era a coluna do Fernando Rodrigues, respeitável jornalista sediado em Brasília. Vamos ler para saber o que seria esse futebol stalinista. Descubro, então, que o governo pretende permitir a entrada somente de torcedores previamente identificados em eventos esportivos, a partir de 2010. Vejam como é a cabeça da gente. Como estava com Stálin na cabeça, já pensei, nossa, que desgraça, vai ser um saco ir a estádios de futebol! Após ter lido todo o artigo, ponderei, peraí Ivo, você acabou de ler um artigo da Folha, da Folha! Então li uma segunda vez.

 

É que a turma que escreve ali na página A2 da Folha tem o (não vou arriscar a julgar que seja péssimo) hábito de defenestrar qualquer movimento do governo Lula. Extraindo todos os artifícios de agredir o governo, tais como aludir que o Ministro dos Esportes é do PC do B, partido que se inspirava na Albânia, que identificar gente com carteirinha é coisa da UNE, que, no passado, era na União Soviética que se fazia uso de autorizações para andar para lá ou para cá, e etc. e etc, os argumentos válidos do texto eram que para combater o problema da violência nos estádios, a solução proposta era o cerceamento da liberdade de ir e vir dos cidadãos. Só que cercear o ir e vir de cidadãos não é privilégio do governo de Stálin. Bush Júnior atacou a liberdade de muita gente depois do 11/09... A fórmula proposta é tão antiga quanto andar para frente. Para se obter segurança, retira-se a liberdade. Oras, a existência de estados é a maior evidência desta "lei natural" que acabei de citar. Thomas Hobbes não me deixa mentir.

 

Como era sábado e o jogo do Verdão só passaria no Premier Futebol Clube, fui à padaria do meu bairro, que tem esse tal de PFC e transmite todos os jogos ali passados. Luís, meu companheiro palestrino de balcão de padaria também estava lá e, ao me ver, veio logo comentando:

 

- Agora sim o problema da violência vai ser resolvido! Só vai ao estádio quem tiver carteirinha, quero ver essa turma ter peito pra fazer arruaça!

 

- Você acha mesmo, Luís? Você não acha que essa medida é como implantar o stalinismo no futebol brasileiro?

 

- Implantar stalin... o quê? Você ta falando inglês comigo, Ivo?

 

Meu amigo Luís não é daquelas pessoas sofisticadas, que já teve contato com obras político-filosóficas ou estudos mais aprofundados da História mundial e que, por sua vez, fica a perder tempo com leitura de jornalões.

 

- Ahn... Você não acha que precisar de uma carteirinha para ir assistir jogo não seria um estorvo?

 

- Um estorvo?! Mas por que seria, se não vai custar nada para o torcedor de bem e se servirá para ajudar a polícia combater os vândalos?

 

- É que ser obrigado a ter uma carteirinha para ir a algum lugar é algo que fere a nossa liberdade de ir e vir.

 

- Mas a violência já fere essa liberdade de ir e vir.

 

Dei-me por vencido. Tentei esgrimar com a espada sempre empunhada pela grande mídia, mas a técnica de combate do cidadão comum foi superior. Tentei defender os enviesados argumentos de Rodrigues, mas fracassei. Para que não me acusem de lulista gratuitamente, declaro que não gosto da idéia de ser obrigado a adquirir uma carteirinha para poder ir ao estádio. Mas não porque acho isso o stalinismo no futebol brasileiro, e sim porque considero essa uma medida muito burocrática e muito pouco eficaz. Duvido que o fato de um indivíduo ter seus dados cadastrados num banco de dados federal vai, conseqüentemente, provocar punições naqueles que provocarem tumultos nos jogos por aí. Mas pode ser que eu esteja enganado. Pode ser que essas carteirinhas ajudem a punir os vândalos e a contribuir para a diminuição da violência nos estádios. E sendo assim, quem sou eu para ficar fazendo elucubrações intelectuais duvidosas, apenas para marcar posição de oposicionista do governo?

 

Um comentário:

Brasileirão disse...

Oi Ivo, amigo torcedor
Venha blog livre de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil para todos os milhares dos nossos usuarios fanaticos ver!
Brasileirão.com
está lançando o Vc Repórter, com ele Você pode publicar notícias, fotos, videos ou audios relacionadas a sua time ou torcida para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas.
Você é convidado a criar e publicar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver.
Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.
Você tambem pode criar a pagina do seu time or torcida local.
Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

Bem-vindo!