terça-feira, junho 23, 2009

Terra, Muricy, Luxemburgo e a "razão" dos princípios

Ontem à tarde, uma notícia insólita foi publicada no Portal Terra. Para trazer Muricy, Palmeiras pressiona Luxemburgo. Segundo o texto, a diretoria palmeirense irá reduzir os gastos com a comissão técnica em 20%, com a intenção de, não somente reduzir custos, mas, sim, pressionar Vanderlei Luxemburgo a deixar o cargo, para deixar a área livre para a vinda de Muricy Ramalho, recém-demitido do arqui-rival São Paulo. E qual a explicação que o texto dá para tal conclusão? Na segunda-feira da semana passada, dia 15/06, num encontro na casa do Faustão, dois diretores palmeirenses conversaram com Muricy Ramalho, também convidado do encontro, sobre a ideia de comandar o Palmeiras, que seria o time de coração de seu pai, caso ficasse sem emprego e o Palmeiras sem técnico.

 

Bom, como está escrito no texto, a conversa teria acontecido antes da eliminação de Palmeiras e São Paulo da Libertadores, logo, antes da demissão de Muricy do comando do tricolor paulista. Como sugere o texto, os diretores palmeirenses não esperavam que essa demissão acontecesse tão cedo. Contudo, deduzir que, a partir deste encontro na casa do Faustão, a iniciativa de reduzir os gastos com a comissão técnica seja para derrubar Luxemburgo do comando do Palmeiras é pura especulação. Não há nenhum indício factual que corrobore essa hipótese. Nenhuma declaração "em off", de fonte a ser preservada, indicando que a intenção é trazer Muricy. Não há, sequer, a assinatura do jornalista que redigiu o artigo publicado no Portal. Como é sabido, o nome dos jornalistas que publicam no Terra são creditados, usualmente. Neste artigo, não há esses corriqueiros créditos.

 

Agora, por que cargas d'águas o Terra publicaria tal especulação? Aliás, somente o Terra (pelo menos até o momento em que escrevo) noticiou algo a respeito dessa tentativa de espirrar Luxemburgo e trazer Muricy para o Verdão. Por audiência, não tenho dúvidas. Mas não duvido que a intenção seja tumultuar o ambiente na Academia, ou então, tumultuar a vida de Luxemburgo. Não acredito que tais ilações jornalísticas sejam benéficas num ambiente tão instável e imprevisível como o de um clube de futebol. Não acredito que algum treinador consiga trabalhar adequadamente sabendo que estão querendo demovê-lo do posto. Algumas vezes, alguma pressão é necessária para se obter algum resultado (tantos "alguns" porque não fio que essas pressões sejam, de fato, eficientes). Mas não esse tipo de pressão! Por isso que uma pergunta não quer calar na minha cabeça. Haveria especulações de tal calibre, fosse o time, ao invés do Palmeiras, o Corinthians ou mesmo o São Paulo? Fosse o Corinthians, até acreditaria. Mas só vendo acreditaria se fosse o São Paulo...

 

Especulações da mídia e críticas minhas à parte, eu gostaria de ver Muricy no Verdão. Não, não estou sendo contraditório. Penso que o perfil de treinador que a diretoria deve sempre buscar para o Palmeiras é de profissionais experientes, de renome e currículo vitorioso. Não dá mais para ficar inventando Estavam Soares ou Caio Júnior da vida. Nem nomes como o de Cuca, que vivem fracassando e causando tumultos por onde passam. Para treinar o Verdão tem que ser técnico de alto nível. E hoje, acessíveis ao mercado brasileiro, penso que há o Luxemburgo, o Autuori e o Muricy. Felipão é sonho de consumo. Enquanto ele ainda tiver mercado na Europa, fica difícil. E amanhã, penso que o Mano Menezes pode compor essa lista. Seu trabalho no arqui-rival Corinthians é incontestável. Em menos de dois anos no Timão, o cara subiu o time para a Série A, já abocanhou um Paulistão (invicto) e, por enquanto, chegou a duas finais de Copa do Brasil. Além disso, considerando o tempo de Grêmio, Mano Menezes possui alto índice de sucesso em mata-matas, e um índice respeitável em pontos corridos (foi vice-campeão brasileiro em 2006). Creio que já pode ser incluído no rol de técnicos habilitados a comandar nossa Squadra Verde.

 

Porém, apesar de eu gostar da ideia de Muricy como diretor da Academia, acredito que a nossa diretoria deve manter a conduta de não descontinuar o trabalho dos treinadores ao sabor dos dissabores sofridos nas competições. A era da derrubada de técnicos a cada eliminação tem que ser coisa do passado. Apesar do fracasso de Caio Júnior, achei correto mantê-lo até o fim de seu contrato. O contrato com Luxemburgo é de dois anos. Que fique até o fim desses dois anos, então! Sua comissão técnica é caríssima, sem dúvida nenhuma, mas esse custo deveria estar incluído no planejamento quando foi contratada. É aceitável que, por imprevistos ocorridos durante a temporada, o orçamento seja revisto. Vivemos uma crise econômica internacional sem precedentes e impossível de escapar a seus nefastos efeitos. Mas demiti-lo, somente porque uma outra opção desejável está à mão, não é coerente com um clube que pretende ser moderno e vencedor.

 

A não ser se for para trazer o Felipão. Aí, que se lasquem os princípios, eu sou torcedor. Por princípio, irracional!

 

Post scriptum

 

Após terminar este texto, esta notícia surgiu no UOL. Palmeirenses criam 'família Luxa' contra pressão de torcida e diretoria. Segue a mesma linha de raciocínio da notícia do Terra. Diz que Luxemburgo está pressionado pela sombra de Muricy, porém o diz mais comedidamente. Não faz nenhuma especulação grosseira sobre a vinda de Muricy e ameniza com o clima de "Família Luxa" demonstrado pelos jogadores. E traz a assinatura do jornalista. Deu a cara à tapa, pelo menos.

 

3 comentários:

Catedral de Luz disse...

Não morro de amores por Luxemburgo, mas sou contrário ao rompimento de contrato. Mesmo porque nosso técnico vem recebendo em dia e oferecendo-nos em atraso. Portanto, é hora de devolver com juros e correção. E digamos, bom ele é. Precisa apenas de uma singela cutucada.

"Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!"

Catedral de Luz disse...

Em tempo:

Na primeira oportunidade estarei lincando seu banner em meu web-log.

Peço a gentileza de aguardar.

"Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!"

Anônimo disse...

OH LUXEMBURGO PRESTA ATENÇÃO:
A MANCHA VERDE NÃO ACEITA TRAIÇÃO!!!