segunda-feira, setembro 14, 2009

Quero assinar o Diário da Mula-Sem-Cabeça!

Caros palestrinos e demais amantes de futebol que ora honram com a visita neste humilde espaço. Gostaria de compartilhar a leitura de um artigo muito interessante, que topei no Blog do Emir, sediado na Agência Carta Maior:

 

Adriano, Dunga e Lula.

 

Tirando o viés político da crítica, para respeitar a posição política dos caros visitantes que não gostam do Lula, gostaria de endossar o que Emir Sader escreveu sobre Adriano e Dunga. Atualmente, são dois personagens que estão remando contra a maré. E que por isso foram ou são alvejados implacavelmente por uma mídia que em nada, para mim, tem de imparcial. Remar contra a maré - principalmente esta maré - é dificílimo. E louvável.

 

Portanto, quero registrar que gosto do futebol do Adriano. Como não louvar a quem largou um contrato milionário para vir jogar pelo time do coração? Ah se ele fosse palmeirense! Por mim, ele poderia vir vestir a camisa do Verdão ontem!

 

E também quero deixar registrado que torço por Dunga. Ele conseguiu fazer a Seleção jogar com alma, além de tratar a Argentina, em gramado argentino, como time mediano. Merece todos os louros! Fora que também estou adorando ver essas hienas jornalistas engolindo a fórceps todas as asneiras que falaram quando assumiu o comando técnico canarinho. Aliás, Emir os desmarcara bem - batem no Dunga por conta dos privilégios cessados que usufruíam com a Seleção do técnico anterior.

 

Mídia esportiva imparcial? Só o Diário da Mula-Sem-Cabeça!

6 comentários:

Anônimo disse...

Ivo, meu irmão,

Você não vai acreditar, mas eu vou dizer: vou torcer pra vocês hoje. Não quero ver os bambis campeões de jeito nenhum! Tá certo que eles gostam de ficar de 4, mas 4 vezes seguidas é pra macho, hehehehe...

Velhão, quero ver se vocês vão fazer a lição de casa, mermão - e no domingo, bom, tô ligado que vocês vão torcer pra gente.

Grande abraço, Ivão!

Flavião

Flávio Ricardo Vassoler disse...

Ivão,

Acabo de ler o texto do Emir Sader. Bom, tive uma sensação ambígua: acho que ele tá imbuído daquele romantismo anacrônico em relação ao futebol - e para que os craques permaneçam, é preciso mais capitalismo, e não menos. E fica aquela velha questão da estrutura do clube (nada capitalista) contra o direito individual do jogador. O futebol é permeado de relações tão personalistas que o direito burguês do contrato bilateral não consegue preponderar. Veja o Andrés Sanchez falando que é ele - ele, a PESSOA Andrés - que paga os salários, coisa e tal. O Emir Sader parece não ver as similaridades essenciais entre PT e PSDB. Eu certamente votarei no PT contra o PSDB, só porque o PT vai colocar um dique tenro de contenção no muro que tá caindo. Coisa braba... Agora, quando ele fala do Adriano, achei do caralho! Só tomemos cuidado pra não fazermos um miserabilismo - favela é uma desgraça, sim, e deveria ser erradicada. Não os moradores espoliados, mas aquelas habitações - e eles deveriam morar decentemente e sentar à mesa. Não diremos que as migalhas do bolsa família os mantêm justamente onde sempre estiveram...
Agora, que a mídia tem um espírito de corpo dos mais fortes, velho, pelo amor de Deus! Você precisa ver o Osmar Garraffa hoje no Gazeta Esportiva - chamou o Dunga de ressentido, e tal. Hahahaaha...
Aquele abraço, velho!
Flavião

Ivo La Puma disse...

Salve, Flavião! E você continua assistindo àquele Gazeta Esportiva do Sr. Flávio Prado! Tá virando masoquista? rs... Brincadeira! Meu velho, a discussão sobre futebol x capitalismo é uma das mais interessantes, ao meu ver. Você colocou um ponto inquestionável: para manter os craques no Brasil é preciso MAIS capitalismo. No entanto, mais capitalismo é tudo aquilo que mata a essência do futebol - a paixão, irracional e inexplicável por princípio. Tenho refletido bastante a respeito deste assunto. Me parece que a via sãopaulina é mais segura para os clubes, muito provavelmente será adotada pela maioria dos clubes. O meu Verdão tem seguido essa via, ainda com a necessidade de parceria, pois o time não tem recursos para trazer jogadores jovens e talentosos. (Aliás, o São Paulo também tem parceria, mas ninguém na mídia fala, pelo contrário, ficam é exaltando a capacidade adminstrativa do bambi, argh!) O Corinthians, me parece, tem tentado uma alternativa, muito mais agressiva. Tem inovado nos projetos de marketing, conseguiu a proeza de trazer o Ronaldo Fenômeno, e tem conseguido muito êxito - ganhou todos os campeonatos que disputou neste ano, até agora. Na essência, acredito que as vias dos três grandes não se diferem - todos estão aplicando MAIS capitalismo em suas estruturas, mas é curioso a forma como a mídia discute isso (quando discute). É meu velho, acho que temos assunto para discutir por várias horas, não? Um forte abraço!

Ivo La Puma disse...

Flavião, domingo, gol do Timão é gol do Verdão! Bambi tetracampeão, não! Rs... Abração!

Pig Pancada disse...

O Pig Pancada avisa: teu blog está linkado lá!

http://pigpancada.blogspot.com/

Abs

Irineu Curtulo disse...

Boa tarde!
Todos os dias as "Carroças de Comunicação" lançam manchetes e matérias provocando e tentando desestabilizar o NAÇÃO PALMEIRENSE. Muitos Blogs da Mídia Palestrina nos mostram estes péssimos jornalistas. Muitos Blogs da Mídia Palestrina fazem até campanha pra que não participemos dessas "Carroças de Comunicação". Essa é uma perseguição eterna. Está na hora de fazermos algo concreto pra combater esse absurdo. Gostaria de lhe sugerir o seguinte: confeccione um dossiê das manchetes sobre o Palmeiras, em 2009, e junto a esse documento crie um abaixo-assinado digital. Nós assinaremos tal documento e o enviaremos à Diretoria. Contate as organizadas pra que junto a entrega desse documento à Diretoria façam um protesto no Palestra com faixas alusivas a esse dossiê. Sei lá, é só uma idéia (gosto da ortografia que assassinaram).
Irineu Curtulo