quinta-feira, novembro 19, 2009

Há de se ter nervos de aço!

Pode-se dizer, talvez, que o anúncio da dispensa não devesse ter sido na coletiva após o jogo, mas o mínimo que deve acontecer com Maurício e Obina é não vestirem mais a camisa do Palmeiras. Não interessa qual o motivo da briga, não se pode trocar sopapos no campo. Quer brigar? Briga no vestiário, no ringue, no tatame. No campo de jogo, não! Não deu outra. Foram expulsos e enterraram de vez com as chances do time de virar o jogo. Não vou nem entrar no mérito de quem foi o culpado por levar o gol. Erros técnicos, tais como um bote errado, um chute para a lua, uma falta dentro da área, acontecem e todo jogador está sujeito. Mas esse destempero no gramado, e ser expulso de bobeira logo a seguir, é uma falta de respeito para com os torcedores, a história do time, os diretores, o técnico e os demais companheiros de equipe! Obina, valeu, você meteu três gols no Corinthians num jogo só, foi sensacional, mas tchau! Você não pode mais vestir a camisa do Palmeiras! Maurício, você é garoto, formado na base do time, coisa e tal, mas tchau! Você é profissional e ocupa o lugar de milhares de outros garotos, que dariam de tudo para estar em seu lugar! Obina e Maurício, vocês são jogadores profissionais, não jogam na várzea! Vocês jogam – ou melhor, jogavam – no Palmeiras, o time com a história mais rica do futebol brasileiro! É um time de camisa pesada, para vesti-la, há de se ter nervos de aço!

 

Quanto à perda do título, bem, talvez ainda apareçam mais elementos para explicar a queda de produção da equipe na reta final da competição, mas não enxergo outro motivo que não a falta de preparo psicológico para tal. O Muricy disse que a pressão é grande demais, que a falta de títulos atrapalha. Muricy, eu gosto de você, mas não posso concordar com isso. Mesmo lá no São Paulo, que tem ganhado sempre nos últimos anos, tem pressão. E o Corinthians que está a 99 anos sem ganhar a Libertadores? É pressão que não acaba mais. Pressão pode atrapalhar, e atrapalha mesmo, mas é inerente ao tamanho do clube. Clube grande tem pressão, sempre. Clube grande tem que ganhar e jogar bem, sempre. Por isso que para jogar no Verdão, há que se ter nervos de aço!

 

Bom, 2009 já era. O que resta é salvar a vaga para a Libertadores em 2010, que terá a participação de Corinthians e São Paulo. Não podemos ficar fora disso! Portanto, se tem algum profissional que não está a fim de sentir pressão, que não está a fim de suar sangue por debaixo do manto alviverde, aproveita o ensejo e pede para sair junto com Obina e Maurício!

 

AQUI É PALMEIRAS!

 

P.S.: Sugestão para a diretoria, quando for contratar jogador. Produza um filme com um resumo da história do Palmeiras e faça o profissional assistir. E antes de assinar o contrato, pergunte ao contratado: "está preparado para vestir a nossa camisa e fazer História no Palmeiras?"

 

7 comentários:

Anônimo disse...

Prezado,

Sua sugestão quanto ao vídeo de apresentação é sensacional. Outro dia, em uma conversa informal, ainda falei nisso. Apresente a sugestão à diretoria! Quem tem a honra de vestir a gloriosa camisa do Verdão, precisa antes conhecer a sua história! De resto, sua análise é ponderada e correta. No jogo Palmeiras X Atlético Mineiro estarei lá para torcer pela classificação na Libertadores! Os jogadores mercenários passam, o time permanece pela eternidade em sua história heróica! Avanti, Palestra!

Irineu Curtulo disse...

Chega com essa palhaçada de que tem que ser isso, ser aquilo pra vestir o nosso manto. Isso é balela, é frase pronta, é viver do passado. Nosso clube se entregou a empresários mercenários, e sabíamos disso. Então, como podemos exigir que usem nosso "manto" sem que pensem nos seus cofres? Infelizmente, e digo isso com o coração na mão, o futebol profissionalizado acabou com qualquer esperança de vermos novos "Ademir da Guia, Cesar, Dudu, e tantos outros que, aí sim, honrraram nosso MANTO. A atitude intempestiva do Cipullo é mais um exemplo de incapacidade gerencial, senão vejamos: o que aconteceu foi um fato isolado ou o time estava completamente sem gerência; como podemos aceitar a passividade de alguns jogadores; o técnico não percebeu que havia um grupo desunido; e com esses e mais "n" problemas, a diretoria não acompanhava o time diariamente?
Obina é guerreiro, e não deveria ser mandado embora por um destempero qualquer, mesmo que isso tem custado caro ao Palmeiras. Não seria por esse motivo que o seu contrato não deveria ser renovado, mas por pura deficiência técnica; marcar três gols aqui e ali é bom, mas não é o suficiente para mantê-lo no plantel; O Mauricio é "prata da casa", e mesmo jogando sobrecarregado, por que ser zagueiro com o Edmilson como volante é dose pra leão, ele até que dava conta do recado, e não deveria ser mandado embora por um destempero qualquer, mesmo que isso tem custado caro ao Palmeiras.
Então, repito: Chega com essa palhaçada de que tem que ser isso, ser aquilo pra vestir o nosso manto. Isso é balela, é frase pronta, é viver do passado.
História é a memória de um clube, mas não conseguimos ser essa história se não tivermos comprometimento, e com o futebol profissionalizado jamais teremos qualquer comprometimento senão por motivos óbvios: $$$$$$$.

Minha sugestão: precisamos de um RH Futebolístico pra contratar; se qq profissional passa por um série de avaliações, por que um jogador de futebol tem que ser avaliado apenas por alguns lances fortuitos.

Ivo La Puma disse...

Caro Anônimo, muito obrigado pela visita e comentário neste humilde espaço. Vou tentar fazer chegar essa sugestão à diretoria palestrina, se já não o fizeram antes! Forte abraço!

Ivo La Puma disse...

Caro Irineu, gostaria muito de agradecer sua visita e comentário neste blog, mesmo não concordando com minha opinião. No entanto, e apesar de eu concordar com sua sugestão do RH Futebolístico, infelizmente eu também serei obrigado a discordar do restante de sua crítica. Estou criticando Obina e Maurício porque eles, e somente eles, foram responsáveis pelo vexame do jogo passado. Um time de futebol pode perder partidas e títulos, mas aquele destempero em campo não pode acontecer jamais! Eu digo por mim, meu sonho de infância era ser jogador de futebol. Eles, Obina e Maurício, graças a Deus conseguiram ser o que poucos são, eles têm que ter responsabilidade e não podem agir como agiram! Futebol não é brincadeira! A despeito de hoje o futebol ser profissionalizado e estar totalmente inserido na lógica capitalista, o futebol é sui generis. O futebol possui um elemento subjetivo, paradoxalmente a toda a objetividade que os negócios capitalistas exigem, que é a paixão do torcedor. Um jogador de futebol profissional tem que ter isso em mente. Sua razão de existir é a torcida, e fazer o que Obina e Maurício fizeram naquele jogo é inaceitável, independente de a diretoria do Palmeiras ser a melhor ou a pior do mundo.

E com relação aos empresários mercenários, meu caro companheiro palestrino, qual é o clube que hoje em dia não está "entregue" a eles? Mesmo o São Paulo, exemplo predileto e preferido da mídia está "entregue" ao Juan Figer, que ao que me consta, não é nenhum mecenas sãopaulino.

Ademais, não penso que a direção palmeirense tenha agido errado nesta temporada. Fez o que podia fazer. Contratou quem pôde, segurou nossos craques durante a janela de transferência, deu aumento a quem merecia. Nem o Muricy eu condeno, pois pegou um bonde andando, e teve que conviver com sucessivas contusões. Os responsáveis por esse fracasso, neste ano, são os jogadores. Para mim, eles subiram no salto rodadas atrás, e quando caíram, não tiveram personalidade para retormar a produtividade do time.

E para terminar, mesmo você não gostando, repetirei e direi algumas frases prontas: para jogar no Palmeiras tem que ter nervos de aço, sim! E jogador profissional é pago para amar o clube!

Forte abraço Irineu! Me desculpe por qualquer coisa!

Anônimo disse...

últimas postagens
24-11 Conselho Vitalício: instrumento do conservadorismo
24-11 Papai Noel tem que ser duplamente verde
24-11 STJD: o show tem que continuar
23-11 Reformulação do elenco
23-11 Opinião sobre o movimento para a mudança da diretoria de futebol
23-11 O "democrata" Luxemburdo critica o "ditador" Belluzzo
22-11A esperança é verde, mas São Paulo e Inter tem mais chances
20-11 Resposta a Juca Kfouri
19-11 Diego Souza, o câncer que precisa ser eliminado do Palmeiras
18/19-11 Parabéns jogadores !


Post no Blog Socialismo e Palmeiras

http://socialismoepalmeiras.blogspot.com

Ivo La Puma disse...

Caro Alex, dessa vez deixei passar o seu "comentário-merchan", mas só porque seu blog é "Socialismo e Palmeiras"! Mas vê se não abusa! É muito deselegante comentar em blog alheio sem fazer comentário, só propaganda do próprio blog! Abraços!

Irineu Curtulo disse...

Leiam esse texto.

http://blogdaclorofila.sopalmeiras.com/2009/11/ei-imprena-vai-t-n-c/#respond

Sugestão para as torcidas organizadas, façam um mosaico mandando a imprensa tomar no c