domingo, maio 09, 2010

Diego Souza, você não é jogador de time grande!

E por falar em não cobrar mas, sim, pedir aos jogadores para jogarem pelo Palmeiras, quero falar agora sobre o Diego Souza.

Diego Souza é um excelente jogador. Ajudou, e muito, o Palmeiras a ganhar o Paulistão de 2008, além de fazer inúmeras partidas memoráveis com a camisa alviverde. Fez, inclusive, um dos mais belos gols da história do Palestra Itália. Um gol que mereceu até placa. Contudo, nada justifica sua reação, e suas posteriores ações, diante das críticas de parte da torcida.

Eu não assisti ao primeiro jogo do Palmeiras contra o Atlético-GO, não sei dizer se o Diego jogou mal, ou se não se doou com um verdadeiro jogador palmeirense deveria se doar. Não sei dizer se o nosso camisa 7 merecia ser xingado àquela hora, mas penso que jogador de futebol profissional não deve devolver xingamentos ou fazer gestos para a torcida. Se Diego o fez por estar de cabeça quente, por se sentir pressionado com a situação, incomodado por querer render mais e estar frustrado com os fracassos do time nos últimos tempos, vai lá, basta se desculpar e a torcida o perdoará. Contudo, ele não quer se desculpar. E por que não o quer?

Muito provavelmente, seus salários também estejam atrasados, mas isso não deve ser justificativa para devolver os xingamentos da torcida. Como disse, ele é um profissional, e as críticas da torcida fazem parte da vida de um jogador profissional de futebol. A justificativa para que Diego Souza tenha devolvido os xingamentos da torcida e não queria se desculpar é simples – ele não está mais afim de jogar pelo Palmeiras.

E por que ele não está mais afim? Não sei. Acredito que o fato de ele estar bem distante da lista dos convocados da Seleção Brasileira para a Copa seja um dos motivos. Essa frustração tem feito ele perder o tesão de jogar. O que é lamentável para alguém que é jogador profissional de futebol. Outro motivo é que já sabe que tem propostas da Europa e já está sonhando em receber salário em Euros. Algo mais lamentável ainda, pois demonstra o quanto mercenário ele o é.

O fato é que não temos certeza do porquê Diego Souza não deseja mais jogar pelo Palmeiras, apenas temos certeza do próprio fato. Diego Souza, se você não deseja mais vestir o manto alviverde, então vaza! Muito obrigado por tudo que fez, mas você não ficará na memória e no coração dos palmeirenses. Idolatramos São Marcos e temos jogadores como Valdívia e Kléber Gladiador em nossos corações justamente porque eles são como você não é – um jogador que se entrega de corpo e alma ao Palmeiras! É de jogadores assim que a torcida deseja. Não de jogadores que não suportam pressão e respondem com xingamentos ou dedos médios, ao invés de suor, sangue e lágrimas, quando são cobrados, criticados ou pressionados. E para jogar num time grande, como o Palmeiras, tem que saber ser cobrado, criticado e pressionado.

Talvez seja por isso, caro Diego Souza, que a amarelinha não te pertence. Você não é jogador de time grande!

Nenhum comentário: