segunda-feira, dezembro 08, 2008

Hoje: o primeiro dia de 2009 para o Palmeiras

Não assisti ao jogo de ontem. Não passou em lugar nenhum. A não ser no pay-per-view. Também não fui ao Palestra Itália. Desanimado, não me entusiasmei com a idéia de ir ao estádio torcer pela classificação do Verdão, como fiz uma vez em 2005, quando precisávamos bater o Fluminense, também na última rodada. Este time não está empolgante, e não tem merecido que eu gaste um dinheiro que eu não tenho para prestigiá-lo ao vivo e a cores. Fiquei em casa mesmo, sendo obrigado a assistir ao jogo do São Paulo e a torcer por alguma "bolinha" palmeirense pululando na tela. Bolinha que não aconteceu.

 

Bom, como não vi o jogo – vi, depois, uns melhores momentos – não irei opinar muito. Pareceu-me que o Palmeiras jogou melhor, perdeu muitos gols. Mas levou um, e se não fosse o vexame flamenguista diante do Atlético-PR, estaríamos fora da Libertadores de 2009. E isso é o que importa.

 

E o que importa é que hoje é o primeiro dia do planejamento para a temporada de 2009. Estarei atento a estes movimentos. Apesar de ser um período um tanto entediante, o da pré-temporada, eu acho fundamental. É agora que um campeonato pode ser decidido. Por exemplo, se o setor da zaga tivesse sido priorizado no planejamento para 2008, talvez fôssemos nós os campeões brasileiros, e não os são-paulinos. Erros para que não sejam mais repetidos.

 

Porém, a primeira notícia que leio a respeito de 2009 já não considero boa. Martinez ligou para o Luxemburgo dizendo que não jogará mais no Palmeiras. Não se sabe ainda para onde ele vai. Talvez o Corinthians (lamentável), talvez a Europa. O certo é que fará falta.

 

Por fim, estarei atento ao desenrolar político do clube. Como mencionei em artigo anterior, uma mudança na direção alviverde pode ser crucial para determinar o nosso fracasso no ano que vem. Não devemos nos esquecer que já em janeiro tem a fase preliminar da Libertadores, mesmo o nosso adversário sendo da fraquíssima Bolívia, o segredo para se ganhar a Libertadores é não subestimar ninguém!

 

Nenhum comentário: