sexta-feira, dezembro 26, 2008

Mudança nas eleições já!

No texto intitulado "Riscos para o 2009 alviverde", eu discorri sobre a importância da política no clube para o futuro e o possível sucesso ou fracasso do time de futebol. No Palmeiras não é diferente. Em janeiro ocorrerão as eleições para presidência do clube, que podem marcar, para o bem ou para o mal, a sorte do Verdão em 2009.

 

Eleições remetem a democracia, e democracia é algo que eu considero perfeitamente salutar. Porém, o que considero totalmente prejudicial para um clube brasileiro é que essas eleições ocorram justamente em janeiro, mês em que o planejamento para a temporada já tem que estar definido. Já pensou o que será do time de futebol em 2009 se a oposição vencer as eleições? Vejam, numa eleição, a alternância no poder é prevista – e desejada, eu diria – logo, a oposição pode ganhar e querer mudar, legitimamente, tudo o que foi planejado e feito até então. Se isso vier a acontecer, será péssimo para nossas pretensões de conquistar a América e o mundo no ano que vem, pois estaríamos começando o planejamento a partir da posse do novo presidente, e tudo o que foi feito até então, iria por água abaixo.

 

Para que isso não seja possível de ocorrer, para que as mudanças no corpo diretivo do clube aconteçam de maneira que o time de futebol não seja prejudicado, as eleições devem ser realizadas, no máximo, no mês de novembro. Neste cenário, se a oposição vier a ganhar, ela terá um mês, antes do fim do ano, para ir tocando a transição política e pensando a temporada seguinte do time de futebol. Assim, a continuidade dos projetos futebolíticos do clube não sofreria nenhum cataclismo, e a democracia aconteceria de modo a beneficiar a todas as facções que ambicionam o poder.

 

Portanto, não há nenhum argumento racional que possa impedir uma mudança estatutária para alterar a data das eleições presidenciais no Palmeiras. Que o próximo mandatário alviverde não perca essa oportunidade de retirar esse entrave nas ambições de todos os palmeirenses de sermos campeões. Afinal, foi para isso que nascemos!

 

Nenhum comentário: