quinta-feira, janeiro 15, 2009

Acudam! O Verdão está em chamas!

Do portal Terra, agora há pouco: "Como já era esperado, o técnico Vanderlei Luxemburgo procurou apagar o incêndio no Palmeiras depois da derrota no primeiro jogo-treino do ano, diante do Rio Claro, clube da Série A-2 do Campeonato Paulista".

 

Deixa ver se eu entendi bem: Luxemburgo procurou apagar o incêndio? Li bem? Incêndio?!?

 

Vamos continuar, para entender melhor que incêndio seria esse. "Segundo o treinador, a capacidade de sua equipe não pode ser levada em conta por causa de uma simples partida ainda no período de preparação".

 

Ou seja, o incêndio seria a medição da capacidade do Palmeiras a partir do resultado de uma partida no período de preparação. Ou seja, a partir de um amistoso. Um amistoso, disputado à tarde, após o elenco ter feito treino físico pela manhã, elenco que jogou junto pela segunda vez – a primeira foi o coletivo do dia anterior. Um amistoso, disputado contra uma equipe que já está entrosada há um mês, e que não tinha nada a perder – pelo contrário, queriam eram aproveitar a oportunidade de jogar contra uma equipe grande para mostrar o seu valor.

 

Pergunta: quem está medindo a capacidade do Palmeiras? Eu não estou. Há algum palmeirense que esteja criando expectativa a partir destas partidas preparatórias de início de temporada? Há alguém, que simplesmente gosta de futebol, que esteja criando tais expectativas?

 

Eu, que não costumo subestimar a capacidade das pessoas, creio que não. Mas parece que há jornalistas que sim. Desculpem-me, mas considerar que uma derrota, num amistoso, realizado em pré-temporada, seja motivo para causar incêndio num time de futebol, é subestimar a inteligência de quem acompanha o futebol. Diria mais, é desrespeito para com a torcida desse time de futebol. E quem subestima a capacidade dos outros o faz por um desses dois motivos: ou por ignorância, não sabe do que está falando, nesse caso, não sabe de futebol – jornalista esportivo que não sabe de futebol é dureza!; ou por má-fé, para tumultuar o ambiente – como o próprio Luxemburgo destacou, na mesma matéria: "Teve gente que deu nota até em jogo-treino, o interesse foi tumultuar".

 

Para mim, há muito que tenho a convicção de que a mídia, em geral, é antipalmeirense. Eis mais uma amostra de que não estou errado.

 

Nenhum comentário: