sexta-feira, janeiro 23, 2009

Contra a torcida... quero dizer, contra os prognósticos da mídia, Verdão joga bem e vence estreia no Paulistão

Martelaram tanto, mas martelaram tanto que o Palmeiras havia "perdido" os dois amistosos feitos na pré-temporada, que o time não tinha ataque, que o time mudou a base do ano passado, que isso e aquilo, que, juro, pensei que passaríamos um vexame contra o Santo André – Santo André que conta com Marcelinho Carioca, já imaginaram perder, logo de cara, pro time do Marcelinho Carioca? Até uma "notícia" premonitória lançaram por aí. Leiam com seus próprios olhos: Crise pode começar cedo no Verdão.

 

Mas não perdemos. Não perdemos! Pior (para eles, eles quem?), Corinthians e São Paulo não venceram! Será que vai ter crise no Parque São Jorge ou no Morumbi? Não sei. Mas também que não quero falar disso agora.

 

Quero falar das minhas impressões a respeito de nossa primeira vitória em 2009. Não pude assistir ao jogo pela tv, mas acompanhei-o por inteiro pela rádio, e depois vi os melhores momentos.

 

Segundo os comentários de Cláudio Zaidan, um jornalista polivalente, que eu gosto muito, o Santo André dominou a partida até os primeiros 30 minutos, depois, o Verdão equilibrou a partida e conseguiu abrir o placar, aos 43 minutos. O segundo-tempo continuou equilibrado, pelo que vi dos melhores momentos, as duas equipes tiveram suas chances de marcar - o Santo André acertou duas vezes as traves de Bruno, e Lenny e Diego Souza perderam gols feitos.

 

Acho que o resultado foi justo, apesar de um empate não ser nada do outro mundo, mas o Palmeiras foi mais consistente e mais perigoso que o Santo André. É verdade que o time está longe, mas muito longe, do ideal. Os jogadores ainda sentem a pré-temporada, ainda outros jogadores chegarão para compor o elenco, a forma de jogar ainda pode mudar muito. Contudo, a vitória foi importantíssima, pois dá moral para o time, rebate (por ora) as críticas das hienas-jornalistas, sempre ávidas por nossas carcaças, e serve para marcar positivamente a estreia dos novatos Cleiton Xavier, Danilo, Maurício Ramos e Willians.

 

A segunda rodada será contra o Mogi Mirim. A julgar pelo treino de hoje à tarde, Luxemburgo continuará a escalar o time no 3-5-2, mas com algumas mudanças no meio e no ataque. Keirrison, como já era de esperar, entra no ataque ao lado de Willians, que barra Lenny; e Sandro Silva deixa a equipe titular e o meio-campo fica formado por Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza.

 

Com a chega de Edmílson, pode ser que Luxa altere o esquema para o 4-4-2, que sempre poderia variar para o 3-5-2, dada a versatilidade de Edmílson (faria um papel semelhante ao que Martinez fez no ano passado, porém, creio que pelo meio, e não pela esquerda). Até lá, e até as partidas contra o Real Potosí, pela pré-Libertadores, o Palmeiras continuará a jogar com três zagueiros e armado para contra-atacar com velocidade. Por isso Willians no lugar de Lenny. Não que Lenny não seja rápido, mas Willians, além de rápido, é efetivo na marcação. E essas partidas iniciais do Paulistão servirão, sem dúvida nenhuma, para que nosso técnico prepare o time para o embate contra os bolivianos.

 

Aguardemos, então, a partida contra o Mogi Mirim. Que Keirrison estreie com pé direito - pode ser com o esquerdo também - em cheio na bola, estufando as redes do adversário!

 

Nenhum comentário: