terça-feira, janeiro 13, 2009

Verdão se preparando para o Potosí

As notícias sobre o Palmeiras nos últimos dias têm sido angustiantes. É Kleber pode sair em janeiro, Kleber pode ficar até o fim do ano, Keirrison quer jogar no Palmeiras, Keirrison quer jogar na Europa, Brandão pode vir, Brandão foi para Marselha, Palmeiras pode trazer Maldonado, ou Edmílson, ou Edinho, ou... Muita especulação e pouca solução – para os nossos corações palestrinos.

 

Por isso que, por ora, irei falar de fatos concretos. Luxemburgo comandou hoje o primeiro coletivo do ano. Vamos à experimental escalação do nosso esquadrão para 2009: Bruno, Gustavo, Maurício Ramos e Danilo; Jefferson, Sandro Silva, Pierre, Evandro e Cleiton Xavier; Willians e Diego Souza. Um 3-5-2. Dos 11 dessa formação, 4 são novos contratados: os zagueiros Maurício Ramos e Danilo e os meias Willians e Diego Souza – que aí estão como atacantes.

 

Willians e Diego Souza no ataque? E o Lenny? – assim alguns poderiam questionar, como questionou o jornalista do texto publicado no GloboEsporte.com. Para mim, a explicação é até simples. Por enquanto, o elenco palmeirense não está fechado, sendo o ataque a posição mais carente. Apesar de Kleber e Keirrison - a dupla que considero titular - estarem quase certo para jogar no Verdão em 2009, eles ainda estão quase certos, e não 100% certos! As partidas que decidirão o nosso ano, por ora, são as duas partidas contra o Real Potosí, lá na altitude da Bolívia, pela Taça Libertadores da América. Friso: Libertadores da América – o mais importante torneio das Américas que exige atenções e uma forma de competir especiais. Por isso, a escalação no 3-5-2. Por isso o, franzino, Lenny no banco.

 

É óbvio que Marcos será o titular. Como nosso santo já não é nenhum garotão, ele passa por um treinamento específico para evitar lesões durante a temporada. Por isso ele está fora, por ora, desta escalação.

 

Penso que Luxemburgo não poderia planejar o time de maneira diferente. Ele sabe muito bem que a Libertadores exige um time aguerrido na marcação e forte no contra-ataque. Creio que essa escalação, apesar de ainda não definitiva, proporciona essas tais características tão caras para a disputa do cobiçado torneio sul-americano. E creio que será com uma formação parecida que o Verdão estreará no Paulistão, para entrosar o time até a eliminatória contra os bolivianos.

 

Não faremos nenhuma apresentação de gala, mas acredito que passaremos para a fase de grupos da Libertadores.

 

E até lá, nessa primeira partida contra o Potosí, entraremos em campo com Belluzzo presidente – se Deus quiser!

 

Um comentário:

Artur Serpa disse...

Pois é, meu amigo... O que essa maldita imprensa bambi não faz! A gente sempre tem que ouvir que o time do outro lado é melhor, mais organizado, tem mais estrutura... Parece um mantra! Eles repetem isso pra que a gente acredite! E todo mundo esquece que este super-ultra-mega-hiper organizado clube fez aquela presepada com o gás no Palestra na semifinal do Paulistão 2008... tsc, tsc.